Lei CAN-SPAM: um guia de conformidade para empresas


Você usa e-mail em sua empresa? A Lei CAN-SPAM, uma lei que define as regras para email comercial, estabelece requisitos para mensagens comerciais, dá aos destinatários o direito de que você pare de enviá-los e estabelece penalidades duras por violações.
Apesar do nome, a Lei CAN-SPAM não se aplica apenas a emails em massa. Ele abrange todas as mensagens comerciais, que a lei define como "qualquer mensagem de correio eletrônico cujo objetivo principal seja o anúncio ou promoção comercial de um produto ou serviço comercial", incluindo email que promova conteúdo em sites comerciais. A lei não abre exceções para o email business-to-business. Isso significa que todo e-mail - por exemplo, uma mensagem para ex-clientes anunciando uma nova linha de produtos - deve estar em conformidade com a lei.
Cada email separado que viola a Lei CAN-SPAM está sujeito a multas de até US $ 16.000, portanto, a não conformidade pode ser cara. Mas seguir a lei não é complicado. Aqui está um resumo dos principais requisitos do CAN-SPAM:

  1. Não use informações de cabeçalho falsas ou enganosas. Suas informações "De", "Para", "Responder a" e de roteamento - incluindo o nome de domínio e endereço de email de origem - devem ser precisas e identificar a pessoa ou empresa que iniciou a mensagem.
  2. Não use linhas de assunto enganosas. A linha de assunto deve refletir com precisão o conteúdo da mensagem.
  3. Identifique a mensagem como um anúncio. A lei oferece muita margem de manobra para fazer isso, mas você deve divulgar de forma clara e evidente que sua mensagem é um anúncio publicitário.
  4. Informe aos destinatários onde você está localizado. Sua mensagem deve incluir seu endereço postal físico válido. Pode ser o seu endereço atual, uma caixa postal registrada no Serviço Postal dos EUA ou uma caixa de correio particular registrada em uma agência de recebimento de correio comercial estabelecida de acordo com os regulamentos do Serviço Postal.
  5. Diga aos destinatários como desativar o recebimento de e-mails futuros de você. Sua mensagem deve incluir uma explicação clara e conspícua de como o destinatário pode optar por não receber e-mails seus no futuro. Crie o aviso de uma maneira fácil para uma pessoa comum reconhecer, ler e entender. O uso criativo de tamanho, cor e localização do tipo pode melhorar a clareza. Forneça um endereço de e-mail de retorno ou outra maneira fácil baseada na Internet para permitir que as pessoas comuniquem sua escolha para você. Você pode criar um menu para permitir que um destinatário opte por excluir certos tipos de mensagens, mas você deve incluir a opção de interromper todas as mensagens comerciais suas. Verifique se o seu filtro de spam não bloqueia essas solicitações de exclusão.
  6. Respeite os pedidos de desativação imediatamente. Qualquer mecanismo de exclusão oferecido por você deve poder processar solicitações de exclusão por pelo menos 30 dias após o envio da mensagem. Você deve atender à solicitação de exclusão de um destinatário dentro de 10 dias úteis. Você não pode cobrar uma taxa, exigir que o destinatário forneça informações de identificação pessoal além de um endereço de e-mail ou fazer com que o destinatário tome outras providências além de enviar um e-mail de resposta ou visitar uma única página em um site da Internet como condição para honrar uma solicitação de desativação. Depois que as pessoas disserem que não desejam receber mais mensagens suas, você não poderá vender ou transferir os endereços de e-mail deles, mesmo na forma de uma lista de e-mails. A única exceção é que você pode transferir os endereços para uma empresa que contratou para ajudá-lo a cumprir a Lei CAN-SPAM.
  7. Monitore o que os outros estão fazendo em seu nome. A lei deixa claro que, mesmo que você contrate outra empresa para lidar com o marketing por e-mail, não poderá contratar sua responsabilidade legal para cumprir a lei. Tanto a empresa cujo produto é promovido na mensagem quanto a empresa que realmente envia a mensagem podem ser responsabilizadas legalmente.

Precisando de mais informações?

Visite: http://www.business.ftc.gov/documents/bus61-can-spam-act-compliance-guide-business
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